domingo, 24 de maio de 2009

Dia de pedalar em silêncio


Ocorreu nesta ultima quarta-feira, dia 20, em diversas cidades do Brasil e do mundo, o Ride of Silence – ou Pedal do Silêncio. Cerca de 100 ciclistas pedalaram silenciosamente pela avenida Paulista para lembrar os mortos no trânsito. O Pedal do Silêncio percorreu a avenida e terminou na bicicleta fantasma instalada em homenagem à ciclsita Márcia Prado, morta em janeiro deste ano.
O movimento é internacional, o que não impede que adquira características próprias dependendo do local onde é realizado.
O Ride of Silence pode adquirir diferentes feições: pode parecer uma homenagem, um ritual fúnebre, um espaço-tempo de confraternização ou reflexão, um exemplo de celebração da vida.

Isso depende exclusivamente dos participantes. Implícitos, estão objetivos diversos: relembrar um amigo falecido, tentar conscientizar as pessoas de que a bicicleta também se utiliza das ruas, tentar mexer com o inconsciente dos motoristas para que eles sejam mais prudentes no trânsito das cidades. Provavelmente, todos aqueles que participam do Pedal do Silêncio almejam, no fundo, uma cidade mais humana, onde prevaleça o equilíbrio entre os diferentes componentes do ambiente e onde a vida seja sempre respeitada. Se você for pedalar, prefira usar camisetas e demais roupas brancas, e uma fita negra num dos braços. É recomendável que se fique em silêncio, mas absolutamente nada impede que se comemore o que existe de mais precioso em nossa existência: a vida. http://bicicletanarua.wordpress.com/ http://www.apocalipsemotorizado.net/















Nenhum comentário: