quinta-feira, 7 de maio de 2009

Carona Amiga

Quinta feira amanheceu com greve de ônibus em Belém. Eu desavisado, achei a cidade diferente quando pedalava as seis da manhã, tudo calmo, a rua estava mais silenciosa do que de costume. Estava achando aquilo estranho, mas o que me chamou atenção foi um fato curioso, que além de ter mais bicicletas nas ruas, quase todas estavam levando caronas. Eram crianças, mulheres, senhores, operários, na garupa, no varão e até no guidão. A carona de bike é uma cena muito lúdica. Pena que eu não tinha nem uma câmera fotográfica na hora.

Quando tem greve de ônibus, aparece uma infinidade de transportes alternativos, que inundam a cidade. Dobra a quantidade de furgões, vans e táxis circulando nas vias. O carros particulares triplicam seus números nas ruas e passam a circular com ainda mais velocidade. Até caminhões são usados como transporte de passageiros. A cidade fica muito mais hostil, principalmente para pedestres e ciclistas.

Uma cidade inteligente, incentiva o uso do transporte coletivo e das bicicletas, proporciona segurança aos pedestres e passageiros de coletivos. Mas infelizmente não é assim que pensam os administradores públicos, nem tão pouco os cidadãos mudam seus maus costumes.

Não existe atitude mais “BURRA” do que uma pessoa sair de casa só, dirigindo um carro enorme, passar horas presa num congestionamento que ela mesma ajuda a provocar, duas vezes por dia, cinco dias na semana, nas quatro semanas do mês e em todos os meses do ano.

Nenhum comentário: