segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bicicletada Pai’dégua!

Um final de semana bastante agitado para os ciclistas da cidade. Foi no sábado 30 de maio a BICICLETADA EM BELÈM, 15 ciclistas se juntaram em frente ao mercado de São Braz, enfeitaram suas magrelas com bandeiras, placas sinalizadoras e saíram pelas ruas pedindo mais respeito aos ciclistas e pedestres. Na véspera dia 29 teve AS BICICLETAS BRANCAS VOLTAM AS RUAS, no encerramento da exposição Deslocamentos do artista visual e arquiteto Murilo Rodrigues, infelizmente a chuva atrapalhou, mas como o próprio artista disse, “Tínhamos 9 bicicletas debaixo de uma chuva levemente forte... foi muito boa a experiência de pedalar na chuva... muito poético! Era uma saída simbólica, um trajeto curto. “

Os dois movimentos se confundiram em certo momento, devido à proximidade de um outro evento, promovido pela prefeitura, envolvendo ciclista na cidade, mas logo tudo foi esclarecido. O pouco de divulgação que foi feita para a Bicicletada, já mostrou seu resultado, quando dois ciclistas chegaram até São Braz depois de lerem um Cartaz fixado na Unama e ao visitar um blog de ciclistas.


O numero de ciclistas que participaram da Bicicletada parece insignificante, mas naquele momento isso foi irrelevante já que um pouco mais de dez ciclistas fizeram à massa critica ao ritmo de uma bike-som cedido por um lojista, ocuparam o espaço num desfile elegante pelas ruas de diversos bairros, da periferia ao centro, entre ônibus e furgões acelerados, buzinas e roncos de motores, nada pode deter a massa de bravos ciclistas.


O que podemos tirar de mais positivo de toda esta experiência, é o fato de estarmos jogando nossas sementes de cidadania, com a esperança de ver os ciclistas sendo tratados com dignidade. Mobilizaremos mais ainda para a próxima Bicicletada, envolvendo mais ciclistas, para juntos testemunharmos o surgimento de uma nova cultura em Belém, a cultura do respeito ao ciclista.

Nenhum comentário: