segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cicloviagem ao "aquário"

Valeu muito a pena, acordei domingo as 5:30, pulei da cama, um banho rápido, café com leite, uma fatia de bolo, uma banda de mamão, uma banana, um copo de suco de caju, uma colher de mel de abelha. Últimos detalhes, câmera socorro, bomba de encher pneu, garrafa de hidratarão e suprimentos de reserva.

Após uns alongamentos, já era 6:30, subi na bike e segui solitário em direção ao Entroncamento, onde encontrei o experiente cicloviajante Leno Santos, que nos guiou até um dos igarapés mais lindos que eu já vi.
Batizado por nós de "Aquário", o lindo riacho fica no município de Benevides, 33 km de Belém.

Fomos pela BR 316, passamos por Ananindeua, Marituba até ­­chegarmos na Vila de Benevides aproximadamente as 9:30. Entramos nas trilhas de piçarra e terra, cortados por riachos transbordados dos igarapés próximos que nessa época do ano estão sempre cheios.

Apesar de ter chovido muito um dia antes, o “aquário” é uma verdadeira piscina natural, com águas límpidas, 99% transparentes. É um encantamento, uma dádiva. Impossível não se entregar ao mergulho.

Todo viajante sabe que existe a emoção da partida e a emoção da volta.
Às 12 horas já estávamos em casa. Cansados, porém muito mais vivos e felizes.