quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bicicleta, política e ativismo

Qual é a relação da bicicleta com política e ativismo? 

É em conseqüencia da questão ambiental ou o que?

Pode haver mil razões para estabelecer uma relação entre a bicicleta, política e ativismo que não seja só a questão ambiental. Só para escolher uma boa razão: respeito à vida, todas as vidas, de todos, de tudo.

A importância que a bicicleta tem em nossa sociedade, principalmente em países ou localidades com altos índices de pobreza, é muito maior do que se possa imaginar a princípio. Não se restringe à melhora do meio ambiente.



Bicicleta é um bem de primeira necessidade para populações de baixa renda, auxilia no equilíbrio social e ambiental, abrindo possibilidades para um futuro digno e auto-sustentável para todos. Racionaliza o uso de espaço urbano, e pode facilmente se transformar em fator de redução de trânsito. O uso da bicicleta traz benefícios claros para seu usuário e mesmo para quem não é usuário e não gosta de pedalar. Bicicleta empresta a seu usuário "liberdade". Tudo isto está provado através de diversas pesquisas científicas.



Talvez o ponto fraco do universo da bicicleta seja a postura da maioria dos ciclistas que não conseguem se representar como categoria. Com isto perdem a possibilidade de transformar para melhor não só suas próprias vidas, mas de todos, mesmo dos que não pedalam.


Aprenda como fazer um manifesto no: 

http://www.escoladebicicleta.com.br/cicloativismoEB.html

Um comentário:

uma mulher disse...

Ei, quem sabe um dia não me junto a vocês!... Ativismo, manifesto e cutucar políticos...hummm
Pena eu ainda estar sem bike e ser um tanto covarde para enfrentar esse trânsito louco da nossa bela Belém.
Que tal um grande manifesto em prol de mais ciclovias?