quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bicicleta, política e ativismo

Qual é a relação da bicicleta com política e ativismo? 

É em conseqüencia da questão ambiental ou o que?

Pode haver mil razões para estabelecer uma relação entre a bicicleta, política e ativismo que não seja só a questão ambiental. Só para escolher uma boa razão: respeito à vida, todas as vidas, de todos, de tudo.

A importância que a bicicleta tem em nossa sociedade, principalmente em países ou localidades com altos índices de pobreza, é muito maior do que se possa imaginar a princípio. Não se restringe à melhora do meio ambiente.



Bicicleta é um bem de primeira necessidade para populações de baixa renda, auxilia no equilíbrio social e ambiental, abrindo possibilidades para um futuro digno e auto-sustentável para todos. Racionaliza o uso de espaço urbano, e pode facilmente se transformar em fator de redução de trânsito. O uso da bicicleta traz benefícios claros para seu usuário e mesmo para quem não é usuário e não gosta de pedalar. Bicicleta empresta a seu usuário "liberdade". Tudo isto está provado através de diversas pesquisas científicas.



Talvez o ponto fraco do universo da bicicleta seja a postura da maioria dos ciclistas que não conseguem se representar como categoria. Com isto perdem a possibilidade de transformar para melhor não só suas próprias vidas, mas de todos, mesmo dos que não pedalam.


Aprenda como fazer um manifesto no: 

http://www.escoladebicicleta.com.br/cicloativismoEB.html

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bicicleta faz bem ao mundo

Foi muito positiva a bicicletada de setembro. Com 53 ciclistas presentes na saída, seguimos pelo centro de Belém, empunhando faixas e bandeiras, reivindicando mais espaços para o trafego seguro dos ciclistas, gritando palavras de ordem como "alô motorista, respeite o ciclista", a Bike-som ditava os ritmos de nossas pedaladas num saudável clima de paz. 

Lógico que nós pegamos ainda uma rebarba do sucesso com o ato de protesto que foi feito no dia mundial sem carros, 22 de setembro. Percebemos que já há repercussão na opinião pública, mas ainda falta muito pra ser feito, com a participação cada vez maior de todos os amigos ciclistas certamente vamos incluir na agenda de eventos da cidade de Belém o Movimento Bicicletada. 

Só temos que entender que não podemos usar a BICICLETADA para beneficio de qualquer entidade, pessoa, órgão ou empresa. O movimento legítimo dos ciclistas, não pode estar vinculada ao lucro ou benefício, ficando portanto inviabilizado qualquer tipo de exploração comercial em nome do MOVIMENTO BICICLETADA.



Estamos alcançando o foco das atenções, a bicicleta está na moda.

Nós ciclistas temos uma grande oportunidade, através do movimento bicicletada, de transformar a nossa cidade em um lugar mais humano e agradável de se viver. E a bicicleta é o nosso instrumento de transformação social.

Lindos momentos. Parabens ciclistas pela bicicletada.

sábado, 26 de setembro de 2009

Atentado 22 de setembro

Fotos de Shirley Penaforte, O Liberal.

Os cicloativistas de Belém e região metropolitana, organizaram-se paralelamente ao "passieo ciclístico" organizado pela Prefeitura de Belém pelo Dia Mundial Sem Carro. Munidos de narizes de palhaço, máscaras, faixas, panfletos e bike-som, abordaram o "passeio" interrompendo a Av. João Paulo II e convocando os participantes a mandarem um recado aos gestores municipais.

O passeio todo virou uma bicicletada com mais de 500 integrantes, teve seu itinerário modificado e foi marcado pelos protestos contra o descaso da prefeitura.

Fechando vas importantes, "os invisíveis" do trânsito no dia-a-dia se fizeram enxergar pelos belenenses, especialmente os condutores de veículos automotores. Fora a Av. João Paulo II, interrompeu-se a Av. Visconde de Souza Franco.

O momento culminante foi a "invasão" da Estação das Docas. Pacificamente e empurrando suas bicicletas, os ciclativistas afirmaram seus direitos, especialmente o que consta no Código Brasileiro de Trânsito: "[a]rt. 68 (…) § 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres."


Retirado do http://raoninfo.blogspot.com/2009/09/bicicletada-para-toma-de-assalto.html


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ciclo Ilha do Mosqueiro

Dia 6 de setembro, comemoramos a independência pedalando até a Ilha de Mosqueiro. Foram 170 km pedalados no total (ida e volta). Saímos às 5:30 da madruga, numa velocidade média de 22km, paramos depois de 35km em Benevides. No Ponto do Goiano para repor as energias, depois de um copo de garapa e umas barras de cereais, montamos nas magrelas e ganhamos o asfalto, levamos 3 horas e meia para chegar até a praia do Murubira.

Madrugando na concentração, Marcelo Bike e seu Jairo

Ponto de encontro de vários ciclistas para reposição

O sol de domingo ganhava força

Ciclistas param na ponte sem provocar congestionamento

Paulo Castro, Leno Santos, Lupa, Jamerson e Assis Fonseca


Depois de dar um rolé na vila, bairro mais antigo da ilha, paramos para almoçar e descansar no trapiche em frente a baía do Marajó, enquanto eram feitas pequenas manutenções nas bikes. Voltamos pra estrada às 14h, sob um sol escaldante, depois da ponte encontramos bastante chuva, dai pra frente foi pista molhada o tempo todo. Chegamos no Km 0 da Br 316 às 18hs. Molhados e prontos para a próxima.

Rafael e Baiano em oficina improvisada

Meta superada