segunda-feira, 29 de junho de 2009

Olha a Ciclovia!!! É mentira!!!!

A bicicletada junina de Belém foi bastante animada, mesmo sem forró da bike som, que ficou muda depois de uma forte chuva. A bicicletada composta de 26 bicicletas, percorreu várias ruas da cidade, num total de 14 Km.

"Nossas sementes estão brotando", era a exclamação de alguns pioneiros da Bicicletada quando percebemos que o movimento vem crescendo a cada mês, mais pessoas ficam sabendo da ação, provocando uma maior espontaneidade na participação dos ciclistas. A Bicicletada já anda só.


Nossa cidade precisava dessas atitudes.

Ainda falta muito, mas não descansaremos nossos pedais.

Para uma melhor convivência nas ruas.

Para desfrutarmos de uma melhor qualidade de vida.

Para resgatarmos a dignidade da cidade e de seus habitantes.

Pedala Belém!!!!



terça-feira, 16 de junho de 2009

Pedais na chuva

Pedalar na chuva para muitos ciclistas é horrível,  porem aqui na região norte, muitas vezes é inevitável tomar um banho durante a pedalada. Aqui a chuva chega sem aviso e sem cerimonia, pode ser em pleno mês de julho, depois de uma manhã bem quente, forma-se aquele bafo húmido, devido a evaporação de tanta água que nós temos aqui, subindo evaporada e descendo como chuvarada.


Para aqueles que usam a magrela para trabalhar ou mesmo ir ao trabalho, não tem outra escolha, é vestir uma capa impermeável e sair enfrentando o aguaceiro.

Várias vezes já fui pego pela chuva durante um passeio ou mesmo indo ao trabalho. Mas em outras oportunidades já peguei a bicicleta e sai em baixo de chuva, as vezes com uma capa e outras sem nada, mesmo sabendo que ficaria bastante molhado, só porque estava com vontade, simples assim. 

Pedalar na chuva dá uma sensação incomum e ao mesmo tempo familiar, um flashback dos prazeres de nossa infância. 

É nessas horas que eu chego a pensar que bicicleta vicia e causa abstinência. 

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bicicletada Pai’dégua!

Um final de semana bastante agitado para os ciclistas da cidade. Foi no sábado 30 de maio a BICICLETADA EM BELÈM, 15 ciclistas se juntaram em frente ao mercado de São Braz, enfeitaram suas magrelas com bandeiras, placas sinalizadoras e saíram pelas ruas pedindo mais respeito aos ciclistas e pedestres. Na véspera dia 29 teve AS BICICLETAS BRANCAS VOLTAM AS RUAS, no encerramento da exposição Deslocamentos do artista visual e arquiteto Murilo Rodrigues, infelizmente a chuva atrapalhou, mas como o próprio artista disse, “Tínhamos 9 bicicletas debaixo de uma chuva levemente forte... foi muito boa a experiência de pedalar na chuva... muito poético! Era uma saída simbólica, um trajeto curto. “

Os dois movimentos se confundiram em certo momento, devido à proximidade de um outro evento, promovido pela prefeitura, envolvendo ciclista na cidade, mas logo tudo foi esclarecido. O pouco de divulgação que foi feita para a Bicicletada, já mostrou seu resultado, quando dois ciclistas chegaram até São Braz depois de lerem um Cartaz fixado na Unama e ao visitar um blog de ciclistas.


O numero de ciclistas que participaram da Bicicletada parece insignificante, mas naquele momento isso foi irrelevante já que um pouco mais de dez ciclistas fizeram à massa critica ao ritmo de uma bike-som cedido por um lojista, ocuparam o espaço num desfile elegante pelas ruas de diversos bairros, da periferia ao centro, entre ônibus e furgões acelerados, buzinas e roncos de motores, nada pode deter a massa de bravos ciclistas.


O que podemos tirar de mais positivo de toda esta experiência, é o fato de estarmos jogando nossas sementes de cidadania, com a esperança de ver os ciclistas sendo tratados com dignidade. Mobilizaremos mais ainda para a próxima Bicicletada, envolvendo mais ciclistas, para juntos testemunharmos o surgimento de uma nova cultura em Belém, a cultura do respeito ao ciclista.