terça-feira, 24 de março de 2009

O que é a Bicicletada?

Bicicletada em São Paulo

A Bicicletada é um movimento inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Não existe um objetivo central, mas diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um conceito em geral une os participantes. O movimento Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
Assim como a Massa Crítica, a Bicicletada não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento.


Bicicletada na Holanda

Dentre a pluralidade de motes, está o lema "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades. Outro slogan levantado é o "Nós somos o trânsito". A idéia é deixar claro aos motoristas que a bicicleta é apenas mais um componente da mobilidade urbana e que merece o devido respeito.
Bicicletada na Inglaterra


Bicicletada na Espanha

As Bicicletadas não têm donos, líderes ou guias. Trata-se de um movimento horizontal. A orientação geral do passeio é de que ninguém pode ditar regras. O grupo deve discutir e chegar a conclusões com que todos concordem e agir com base nelas. O parâmetro que norteia as decisões deve ser os interesses do movimento (consulte a seção "Objetivos e princípios"), e não convicções e ideologias pessoais.

Massa crítica em Portugal

NÃO peça uma autorização às autoridades locais. Os ciclistas e demais usuários de transportes não-motorizados têm o direito de ocupar seu espaço na via pública. A Bicicletada é ativismo pelo incentivo e melhores condições de circulação para a bicicleta, e não um passeio.
A Bicicletada não é patrocinada por nenhum tipo de entidade. Não pode ser usada como meio de propaganda comercial, não importa a finalidade. Todos os recursos necessários são conseguidos pela união dos ativistas participantes.

Objetivos da Bicicletada

  1. Pedalar;

  2. Divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte;

  3. Integrar os ciclistas da cidade e valorizar a cultura da bicicleta;

  4. Conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados da importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos;

Fonte: http://www.apocalipsemotorizado.net/

quinta-feira, 19 de março de 2009

Bike Tour Belém

Em Belém existem vários grupos de passeios noturnos, uns maiores com grande número de integrantes, reúne profissionais, esportistas amadores, de várias categorias e idades, que juntos circulam pelas vias da cidade, formando um cortejo onde nem todos se conhecem. Tem também os grupos menores, com pessoas conhecidas entre si, muitos são familiares, vizinhos ou até colegas de trabalho. Agrupam-se em praças, Postos de combustíveis ou mesmo na casa de alguém, depois de uma breve conversa sobre o trajeto, saem explorando os bairros sobre suas magrelas.







Pedalar durante a noite é muito bom em todos os sentidos. Nada de raios solares, nada de trânsito congestionado, nada de poluição. Características que só tornam os passeios mais seguros. A possibilidade de assaltos aos grupos de ciclistas é muito remota.
Para quem quer adquirir habilidades e desenvolver sua técnica na condução da bike pelas ruas da cidade, nada melhor que praticar o ciclismo noturno em grupo.
Pedaladas em grupo desenvolvem nossas melhores virtudes como, tolerância, gentileza e solidariedade. O ideal num passeio em grupo é que os ciclistas estejam unidos em um propósito, que suas atitudes ao pedalar sejam simpáticas e educadas. Prevalecendo o respeito tanto pelas pessoas que caminham nas ruas como pelas que trafegam nos carros.