sexta-feira, 10 de abril de 2009

Bicicleta para mobilidade urbana

Para quem vive na cidade, é comum perceber diariamente a incapacidade cada vez maior, que o centro urbano tem em absorver os milhares de carros que invadem suas vias, provocando o colapso no tráfego, poluição sonora e a contaminação do ar. Esse terrível quadro do cotidiano só demonstra a imediata necessidade de se adotar soluções, inteligentes, que já resolveram em muitos países, grandes problemas de trafego, congestionamento e poluição sonora. O uso da bicicleta como transporte urbano é sem dúvida a solução de maior êxito, moderna e inteligente que se pode ter de exemplo.
A bicicleta é o transporte da vez.



Ciclovia de Bogotá na Colombia
A cada dia, mais de 350.000 colombianos usam a bicicleta em Bogotá, o que representa 5% dos deslocamentos. Isto a converte na cidade sul-americana que mais utiliza a bicicleta de forma cotidiana, graças aos seus muitos quilômetros de ciclovias.

Amsterdam tem mais bike que gente
Segundo a descrição da foto na Holanda existem 16.2 milhões de pessoas e quase 16.2 milhões de bicicletas. Uma brincadeira que o povo de lá usa é: “Se a sua bike vale mais que o cadeado dela, ela vai ser roubada”

Bicicletário em Amsterdam

Charme das ciclistas holandesas

Londres sobre rodas
A idéia era diminuir o número de automóveis e os congestionamentos de Londres, mas o pedágio urbano acabou tendo um efeito colateral a mais: incentivou o uso da bicicleta.

Londrina elegante no trânsito

Ciclofaixa nas ruas de Londres

“la ville est plus belle a vélo” (a cidade é mais bela de bicicleta)
Paris lançou um novo e revolucionário sistema de transportes. Bicicletas de aluguel que funcionam como um complemento ao sistema de transportes urbanos.

Ciclistas com liberdade, igualdade e fraternidade.

2 comentários:

Fábio disse...

Fala Lupa. Obtive informações direto da África do Sul, mas precisamente, Cape Town, a respeito das lindas magrelas que circulam por lá e todo o sistema cicloviário daquela cidade, uma cultura muito difundida entre a população sulafricana e incentivada pelo governo local. Fica o desejo de em um futuro próximo o mesmo ocorra no nosso Brasil e principalmente em nossa Belém do Pará.
Abraços,
Fábio

Lupa disse...

Vejam Cape Town servindo de exemplo para o mundo.
Sem dúvida, a utilização das bicicletas no meio urbano será mais dia, menos dia, a melhor e mais inteligente opção de locomoção.
Valeu Fábio!
Abraços.