A Bicicletada é um movimento inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Não existe um objetivo central, mas diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um conceito em geral une os participantes. O movimento Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
Assim como a Massa Crítica, a Bicicletada não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento.
As Bicicletadas não têm donos, líderes ou guias. Trata-se de um movimento horizontal. A orientação geral do passeio é de que ninguém pode ditar regras. O grupo deve discutir e chegar a conclusões com que todos concordem e agir com base nelas. O parâmetro que norteia as decisões deve ser os interesses do movimento (consulte a seção "Objetivos e princípios"), e não convicções e ideologias pessoais.
NÃO peça uma autorização às autoridades locais. Os ciclistas e demais usuários de transportes não-motorizados têm o direito de ocupar seu espaço na via pública. A Bicicletada é ativismo pelo incentivo e melhores condições de circulação para a bicicleta, e não um passeio.
A Bicicletada não é patrocinada por nenhum tipo de entidade. Não pode ser usada como meio de propaganda comercial, não importa a finalidade. Todos os recursos necessários são conseguidos pela união dos ativistas participantes.
Objetivos da Bicicletada
Pedalar;
Divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte;
Integrar os ciclistas da cidade e valorizar a cultura da bicicleta;
Conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados da importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos;