sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Die-in: uma idéia para o Dia Mundial Sem Carro 2010

Um die-in é um evento simbólico, uma encenação teatral, onde os participantes fingem estar mortos em algum cruzamento afim de chamar atenção para uma das principais consequências da sociedade do automóvel: a morte. Seja diretamente em atropelamentos ou “acidentes” ou indiretamente em função da poluição e outros fatores. Os participantes são encorajados a se preparar para o evento com sangue falso, bandagens etc.

O primeiro die-in que se tem notícia ocorreu em Montreal em 1976 e foi organizado pela Le Monde à Bicyclette. Já naquela época chamava a atenção para os problemas causados pelos automóveis e defendia o uso de formas ativas de transporte.

Trinta anos depois, em 2006, participantes da Massa Crítica de Montreal retomaram a idéia como parte das atividades do DMSC e, desde então, todo ano organizam um die-in.

http://rodrigo.utopia.org.br/
http://www.flickr.com/photos/53126648@N04/
http://www.ciclobr.com.br/diasemcarro/noticias32.asp

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O dia dos pais foi tandem

Domingo dia dos pais amanhecemos na estrada, a lua minguando e o sol nascendo, pedalando uma tandem com a Jô, minha mulher, e acompanhado por outra bibike pilotada pelo Lennon e sua filha Lenora, numa BR 316 muito calma. Essa foi a imagem que ficou do pedal. Tivemos um excelente rendimento, em 3h:30m percorremos 70 km, saímos as 5 horas da madruga e as 9h já estávamos em casa tomando café com a família. Fomos até o trevo de Benevides / Mosqueiro, na média de 25 km por hora. Valeu a pena he! he!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Tour do Rio

Evento considerado o maior da America Latina, o grande campeão foi Tomas Alberio, italiano de 21 anos da equipe Trevigiani, a Equipe Paraense SEEL/Pará esteve representada pelos atletas Sérgio Barrichello, Daelson Silva, Marcelo João, Lourismar Souza, Antônio Torquato e Ageu Ferreira. Foi a primeira vez que uma equipe paraense participou de uma grande volta. Ao final três dos seis atletas conseguiram concluir, tendo o atleta Lourismar Souza como melhor colocado. Lourismar resistiu bem as duras etapas de montanhas, se mantendo sempre no pelotão principal, porém na 4ª etapa que foi marcada por altas velocidades nas descidas das montanhas e um grande número de quedas, o atleta não conseguiu acompanhar a euforia do pelotão e terminou a etapa com 12 minutos atrás, até então estava com o mesmo tempo do pelotão principal.



Conversando hoje com os atletas, após a última etapa, pude notar que eles estão bastante satisfeitos com os resultados, destacaram o alto nível dos europeus e americanos e as dificuldades encontradas como a falta de carro de apoio e de uma equipe. Mesmo com todas as dificuldades estão muito felizes em participar de um evento dessa magnitude e pedalar ao lado dos melhores ciclistas do Brasil e de atletas europeus que podem futuramente tá brilhando nas grandes equipes do Pro-Tour. Relataram ainda que foi importante essa participação para eles poderem participar com mais experiência em outubro da Volta de São Paulo, evento que terá 10 etapas.Agora a equipe segue para Campos dos Goyatazes onde disputarão na sexta dia 06 a tradicional prova São Salvador e domingo retornam a Belém, onde irão manter os treinamentos vizando a participação na XXXIII Copa Norte Nordeste de Ciclismo, que acontecem nos dias 13, 14 e15 de agosto aqui mesmo em Belém.Falando em Copa, já está disponível no site a lista da convocação da seleção paraense para a Copa, confiram...

http://www.paciclismo.com.br/

Edilson Kramer
Presidente da Federação Paraense de Ciclismo