quarta-feira, 28 de abril de 2010

Os papa léguas

Para a equipe papa-léguas o importante é pedalar, não importa a distancia ou o destino. No ritmo da tranquilidade e do alto astral o grupe segue em frente.

Pode ser viajando ou em passeios na cidade, pode ser em trilhas ou no asfalto da estrada, o prazer de pedalar em grupo é o que interessa.

Componentes: Alexandre de Jesus, Sandra Schwinn, Ronaldinho Anjo, Seu Zezinho, Lennon França, Dona Márcia, Sr. Jairo, Assis Scott, Lupa e Jô.

Seja noite ou seja dia, faça chuva ou faça sol, a equipe Papa-léguas não se intimida com o terreno, forma o pelotão e ganha liberdade nos pedais.

Para participar do grupo não precisa ser ciclista profissional, basta pegar a sua magrela, mande uma boa lubrificada, uma revisão nos freios, uns apertos e vamos gastar os pneus.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Guabas passou por Belém


É assim que chamam os amigos de Andrés Landázuri, ciclo viajante que passou brevemente por aqui, e como em todos os lugares por onde pisa, vai deixando amigos e saudades, ampliando uma rede de vibrações positivas em torno de um propósito muito particular, mas que ensina a todos a não ter medo da vida. Foram quatro dias que mudaram, um pouco, a rotina de nossa família. Entre um momento e outro do nosso quotidiano sagrado, compartilhamos com o irmão sul-americano. Dividir um mínimo fragmento de sua saga de viajante, já foi espaço suficiente para extrairmos conhecimentos que são na verdade lembranças valiosas para toda a vida.


Quando perguntamos quantos quilómetros pedala por dia em média, Andrés responde que depende, se estiver bem disposto e o caminho for plano e calmo pedala até 120 km, mas se tiver muitas subidas ou não estiver bem disposto, pedala só 80 ou 60 km por dia. Tudo também depende do clima, quando chove, neva ou faz muito sol, os cálculos de risco são refeitos e as prioridades mudam, para não transformar a viagem em puro sacrifício. Assim sem regras muito severas, apenas seguindo a disciplina do bom senso, Guabitas já "pedaleou" pela Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Bolívia, Venezuela e pelo próprio Equador.


Andés que é formado em literatura, descreve seus dias de pedaladas nos relatos de seu diário e nas portagens de seu blog http://www.sudamericapedal.blogspot.com/. detalhes que mostram muito mais que as imagens das fotos. Acabou comprando aqui em Belém outra câmera fotográfica, já que a sua antiga foi roubada dentro do navio vindo de Manaus com todas as imagens de sua passagem pela Amazônia. Mas penso que entre os bons e maus momentos, o mais importante é que ele está enriquecendo a sua história de vida.


No sábado dia 17 de abril, o nosso cicloviajante estrangeiro partiu rumo ao nordeste brasileiro, o acompanhamos por 45km até Santa Isabel, e nos despedimos na beira da estrada com a promessa de nos encontramos novamente aqui, em Quito ou em qualquer outra parte do mundo.