Pretendíamos curtir um final de semana pedalando pela Ilha do Marajó, começamos pegando um navio de Belém até o porto do Camará, dai seguimos pedalando na calma estrada que liga as vilas de Condeixa, Joanes e Salvaterra até chegarmos as margens do rio Paracauarí em frente a cidade de Soure.
Depois de uma travessia de "bote", pequena embarcação feita de madeira, típica da região, seguimos pedalando mais 12 km até sujarmos nossos pneus com a fina areia do Pesqueiro. Depois do por-do-sol, escolhemos dormir numa das malocas da praia onde montamos um acampamento de redes e fizemos a ultima refeição do dia (pães, sucos e frutas).
Durante a noite, o sono foi revezado, sempre ficava um sentinela vigiando para não sermos surpreendido pela maré alta, a chuva ou mesmo um rato d'água.
A chuva anunciou a chegada do sol, era domingo dia do trabalhador, tomamos café com aquele pão quentinho que só encontramos no interior e depois de umas espreguiçadas seguimos pedalando pela húmida estrada onde soprava uma brisa quente . Depois de uma parada pra molhar o bico em Salvaterra, na beira do caminho um refrescante banho de igarapé. Enfim chegamos no Camará com o apetite aberto, logo urgentemente almoçamos um delicioso peixe frito antes de embarcarmos no navio de volta pra Belém.
Foi um final de semana show de pedal!