segunda-feira, 27 de julho de 2009

Uma cidade para as pessoas


A Bicicletada do último sábado de julho foi realmente 10. 
Eram 10 ciclistas pedalando livremente pelo centro de Belém, livres de congestionamento e sem atrito com outros veículos. Estávamos apenas saboreando o curto momento de uma cidade livre dos carros. 


A cidade quase vazia proporciona aos pedestres e ciclistas a sensação de paz que não sentimos diariamente.
Só quem esteve lá pode testemunhar umas das tardes mais lindas do ano. Foram 22 km em 1:45h de pedaladas pelas principais ruas do centro, e 1:30h de paradas para contemplação do visual da cidade. 





terça-feira, 7 de julho de 2009

Missão impossível

Nossas magrelas, muitas vezes, são submetidas a provas de resistência e praticidade muito além de suas capacidades. As mais variadas possibilidades de transporte de pessoas e cargas são criadas por seus usuários, que muitas vezes só dispõem da bicicleta para realizar suas atividades. Já presenciei vários ciclistas tentando pedalar transportando algo ou alguém de forma inusitada.



A improvisação é a mais forte característica dos flagrantes aqui encontrados, pedalando pelo mundo afora o homem vai aproveitando a versatilidade de uma bike, mas seria necessário um blog inteiro para mostrar as infinitas utilizações exigidas do nosso heróico veículo.